domingo, 16 de março de 2008

Bloco B

A saudade é daqueles sentimentos que nunca devemos perder, ter saudades é de uma forma ou de outra reviver acontecimentos e situações que nos marcaram, pela positiva e até porque não pela negativa, a saudade representa quem somos e o que fomos, porque as pessoas mudam, e as personagens deste post mudaram todas, tranformaram-se em seres humanos adultos, experientes, maduros "ou não", responsáveis e acima de tudo no meu ponto de vista penso e considero que todos continuaram amigos, uns mais que outros mas AMIGOS.
Bloco B, pavilhão da escola EB 2,3/S Bento Rodrigues, lembram-se? espero que sim.
Era uma vez um grupo de amigos e de amigas que inevitavelmente se encontrava todos os dias da semana no mesmo sítio, atrás do bloco B, nos intervalos, nas horas livres, depois das aulas e até nas baldas, esse grupo de jovens tinha tudo o que se podia imaginar, gente gira, rebelde, descomplexada, complexada, bons e maus feítios (o meu era mau decididamente), amigos, colegas, companheiros de uma luta que se chama adolescência, e que luta essa tão bravamente vencida por todos eles, havia jogos e joguinhos, brincadeiras e trapalhadas, zangas, amúos e discussões, havia cumplicidade e respeito (a maior parte das vezes). Quem não se lembra do jogo do cartão? Quem não se lembra de jogar Ná Chôn? Quem não se lembra dos jantares de aniversário no atlantida? Quem não se lembra das festas em casa da Marisa? Quem não se lembra das festas em casa da Tânia? Quem não se lembra das festas em casa da Bé e do Fonsito? Quem não se lembra dos jogos desportivos? Quem não se lembra das viagens dos gajos para o andebol? E as viagens das gajas para o volei? (Tal como elas e só elas dizem ainda hoje em dia Scronhonhôn du Scronhonhõn... Só códigos!), Quem não se lembra das idas a Fátima? Quem não se lembra dos "Dirty Dolls"? Quem não se lembra dos acampamentos de verão? Quem não se lembra dos banhos noturnos na piscina do aeroporto? Quem não se lembra do Cine-Pub? Quem não se lembra do dia das Amigas e dos Amigos? Dos cinemas? Quem não se lembra do ringue de hoquei ao lado da piscina? E da mata? Ah pois é... Enrriços, curtes e curtições, namoros falhados de adolescentes, vividos intensamente como se não houvesse amanhã, cumplicidade extrema cheia de segredos e segredinhos, compilações de qualidades e defeitos que eram discutidos em público como se de um tribunal se tratasse, conselhos perdidos no ar, sentimentos apaziguados mas nunca esquecidos até então.
Saudade imensa desses tempos, sem preocupações, sem problemas, sem nada, simplesmente vivíamos para aquilo, uns para os outros, com as nossas metas traçadas e não esquecíamos quem eramos, o que eramos e para onde queríamos ir.
Os tempos mudam as pessoas mudam mas o que nos uniu outrora mantém-se lá, distante para alguns perto para outros, para os que ficaram a saudade dos que partiram, para os que partiram a saudade dos que ficaram, aquela ilha mágica que por força do destino nos viu crescer e fez de nós homens e mulheres de valor.
Sem querer ferir a susceptibilidade de ninguém eis alguns nomes dos que passaram muitos ou poucos momentos atrás do Bloco B, perdoem-me se me esquecer de alguém, caso isso aconteça terei todo o privilégio em corrigir o post e inserir o nome dos "esquecidos".
Paulo Andrade (Caveirinha), Hugo Carvalho (Gruta - Papai Gruta), João Filipe Melo, Marisa Bairos (Marisa Anusca), Tania Bairos, Isabel Mota (Bé), Marisa Sousa (Marisinha), Miguel Saraiva, Pedro Vertentes, Raquel Batista, Bruna Batista, Rita Loura, Neuza Cruz, Joana Pombo, Fernando Tavares (Nandinho), Ricardo Morais (Khadassa), Pedro Areias, Ricardinho (Tranquilin), Emanuel Batista, Nuno Saraiva (Braza), Telmo Braga, Denise Batista, Miguel Bairos, Joana Silva, Cláudia Teves, Ricardo Travassos (Káká), André Costa (Cocas), Rui Elizabeth (Pepe), João Ricardo (Rosi), Fernado Braga (ET), Áureo (Tiquinho), João Silva (João Paulo), eramos tantos ou tão poucos, desculpem se me esqueci de alguém, mais uma vez terei todo o gosto em corrigir, não se ofendam.
Tal como na vida as mudanças são fundamentais e inevitáveis, a trupe do Bloco B mudou de poiso e quando já mais crescidinhos mudaram-se para a lateral do Bloco S, aí o mundo escolar era maior as convivências mais abrangentes e o núcleo era enorme, um abraço e um beijinho para todos os que se lembram dessa altura linda, as primeiras experiências, os primeiros namoros, os primeiros beijos, os primeiros excessos, as primeiras loucuras, os primeiros segredos, os primeiros confrontos verdadeiros com a "adolescência".
FRLÓ!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

grande corisco os pretos ficaram para o fim tiquinho e joão paulo!lolol

Johny Bravo disse...

o melhor fica sempre para o fim paulinho... lol

Anônimo disse...

Realmente boas recordações e conseguiste ai juntar ainda várias gerações (embora separadas por muitos poucos anos) que passaram pelo bloco B, depois S e ainda entrada da cantina.

Um abraço